quarta-feira, 24 de março de 2010

excessos da autoridade

o medo de represálias por delito de opinião é terrível. Impede-nos de decidir, de "achar", de criar e acima de tudo de ter dignidade.

O Grupo parlamentar do MpD visitou a Ilha do Fogo durante 2 dias. Andamos pelas aldeias da ilha, contactamos com a população e apercebemos do medo que existe naquela sociedade.

As pessoas têm medo de exprimir, medo das autoridades, principalmente de alguma policia que prende e humilha sem razões aparente, contrariando toda a base do Estado do direito democrático.

o único crime foi terem confrontado alguma autoridade com os seus direitos ou reivindicações.

Essa forma de exercício de autoridade é anormal no Cabo-Verde democrático. Só é possível em regimes totalitários.

A democracia não é compatível com abusos seja de quem for. Esse tempo já passou e não perceber isso é tentar tapar o sol com a peneira.

Considero que politicos que viabilizam ou legitimam abusos de autoridade não estão comprometidos com os valores da democracia, da liberdade e da dignidade Humana.

A autoridade do estado tem de estar de acordo com a lei. Quem pisar o risco deve ser denunciado e não "acarinhado" por quem dá jeito esses abusos.

1 comentário:

  1. Muito bem! Não podemos deixar que alguns acabem com um bem que é de todos: a Liberdade, de expressão e não só, exercida com respeito pelo próximo. Boa sorte com o Blog!

    ResponderEliminar